Os Três Tesouros de Shaolin

A Melhor Evidência do Legado do Shaolin do Sul

Co-autoria de Garrett Gee e Richard Loewenhagen

Traduzido do inglês por:
Sifu Alex Magnos

Muitos artigos foram publicados pelo Ving Tsun Museum recentemente destacando o trabalho do governo chinês e de várias sociedades históricas que reconstruirão o Templo Linquan Yuan em Putian, reclamando que esse seria o Templo Shaolin do Sul orignal. Se a afirmação dessas organizações estiver correta e os monges do Shaolin do Sul praticaram e desenvolveram o Kung Fu em Putian por mais de 1100 antes da destruição do Templo, então deverão existir abundantes evidências por toda a Província de Fujian dos Três Tesouros de Shaolin: Filosofia Chan, Qigong interno e externo e ampla ciência do combate. Da mesma forma, espera-se encontrar evidências de outras artes marciais desenvolvidas na comunidade que tanto apoiou quanto foi apoiada pela grande herança Shaolin. O Ving Tsun Museum decidiu focalizar sua pesquisa na certificação das descobertas das sociedades históricas que reconstruíram o Templo de Linquan Yuan observando a confirmação de evidências em torno da comunidade e da Província.

Encontro da Sociedade Histórica do Siu Lam (Shaolin) do Sul

Em suma, as viagens e pesquisas do Ving Tsun Museum especificamente são em busca de traços dos Três Tesouros de Shaoln e seriamente examinar os sistemas de artes marciais derivados espalhados por toda a periferia da Província de Fujian. Em complemento às evidências da Comunidade Científica de Arqueologia para a existência do Templo Shaolin do Sul, há muitas provas circunstanciais nas comunidades de artes marciais ao redor da área de Putian que suportam a existência do Templo. O Meseum conclui que existem claras evidências de um corrente fervor para o Wushu / Kung Fu em Putian na Província de Fujian e que esse fervor existe desde os tempos antigos até os dias de hoje. Tanto documentação escrita quanto a existências de sistemas de Kung Fu completamente desenvolvidos que ainda são praticados provêem amplas evidências da extensiva atividade marcial na região de Putian tanto nos tempos modernos quanto nos históricos.

Por séculos a área de Putian tem produzido muitos estilos, sistemas e famosos artistas marciais. No antigo livro, Nação de Documentos , está registrado que uma grande quantidade de escolas, Sifus, guerreiros e generais surgiram da área de Putian. Com a implementação Dinástica do teste militar, muitos guerreiros de Putian que se submetram o teste, atingiram altas posições com sucesso. Somente durante a Dinastia Ming, Putian teve 307 candidatos que atingiram com sucesso as posições de liderança com sucesso, através de torneios que incluíam toda a Província de Fujian. Esses candidatos recebiam cargos no governo da cidade, da região e mesmo no Governo Principal da Província. No início do século XX, um dos melhores artistas marciais da Província, Yang Siu Chi, recebeu, das comunidades de artes marciais de Fujian, o apelido de Primeiro Líder do Sul (Naam Kuen Siu Jou) devido a sua bravura e grande renome. Ele era especialista em Braço da Ponte (Kiu Sau) e Punho da Garça (Hok Kuen).

A pesar da proliferação dessa documentação durante mais de 11 séculos de herança do Shaolin do Sul, há certos períodos em que nenhuma atividade pública foi registrada. Um desses períodos foi o início da Dinastia Qing. A falta de documentação durante esse período visivelmente evidencia o clamor das atividades revolucionárias dos leais Ming no Templo do Sul o que resultou em sua destruição. Claramente, a alegação do governo de que as artes marciais do Templo eram subversivas, fez-se preserva-las em segredo tanto do governo quanto do público em geral, justifica nesse período específico a falta de documentação de atividade marcial em uma comunidade com uma longa história marcial. Imediatamente após a destruição do Templo Shaolin, o governo Qing também restringiu a cultura das artes marciais ao redor da área do Templo. Os que conseguiram sobreviver à destruição do templo possivelmente deixaram à área tentando escapar. Eles levaram seu Kung Fu e eventualmente o propagaram em outros lugares.

O segundo período da história onde a atividade marcial mostra-se em declínio e / ou oculta da visão pública começou durante o século XVIII quando a China passou a ter um contato crescente com civilizações ocidentais. Os modernos esportes atléticos ocidentais foram introduzidos na China na segunda metade do Século XIX e Putian não foi uma exceção. Assas atividades esportivas tornaram-se tão popular que tomaram o lugar da maioria das artes marciais clássicas com entretenimento público. Mesmo depois de 200 do declínio das artes marciais, hoje ainda existe uma abundante ponte de artes marciais na área de Putian. Os praticantes de Putian ainda conservam o coração dos sistemas de Kung Fu Shaolin do Sul. A pesquisa do Ving Tsun Museum revela que existem muitos sistemas de artea marciais que ainda hoje são ensinados na área de Putian.

Exemplos dos sistemas do sul incluem Lohan Kuen (Punho de Lohan), Moy Fa Kuen (Punho da Flor de Ameixa), Hung Kuen (Hung Ga), Ng Jou Kuen (Punho dos Cinco Ancestrais), Punho dos Cinco Trovões de Shaolin, Punho do Patriota Budista, Lunhg Kuen (Punho do Dragão), Fu Kuen (Punho do Tigre) e Ann Hoi Kuen. Algumas habilidades específicas incluem Camisa de Ferro / Sino Dourado, Shaolin Saam Jin Kuen (Punho das Três Batalhas de Shaolin), so Trinta e Seis Tesouros de Shaolin e o Dedo de Shaolin do Sul. Em soma às artes marciais na área principal de Putian, a área costeira de Putian contém ainda outros sistemas e habilidades, incluindo o Punho do Chifre do Boi, os Seis Passos Superiores, a Espada da Ameixeira, os Quatro Portais do Combate. Nas áreas montanhosas ao redor de Putian, existe o Punho do Cavalo, a Bengala da Budhidharma e os Nove Tesouros. Outros sistemas que se originaram no Templo Shaolin como o Wing Chun, o Louva-a-Deus do Sul e Bak Mei não são populares em Putian nam em áreas próximas, mas se tornaram muito populares em lugares com as Províncias de Guangdong e Guangxi, Hong Kong, Macao, Sudeste da Ásia, Estados Unidos e outros lugares. O interessante é que esses três sistemas últimos citados é que foram os principais envolvidos com as atividades da revolução do período anti-Qing. Depois da destruição do Templo, eles desapareceram da área de Putian. Muitos dos referidos sistemas do sul contêm uma combinação de características do Shaolin do Norte (NT: disse-se do conhecimento do Kung Fu do Templo Sholin do Norte (Bei Shaolin Si), não do conhecido estilo Shaolin do Norte), a Teoria dos Cinco Elementos, a Teoria dos Meridianos Chineses e a Práticas de Chi Gung. Embora contenham todas essas teorias, eles mantiveram suas próprias características das artes marciais de Putian. Exemplos de Treinamento da Ponte: 

As características especiais das artes marciais de Putian contêm formas e métodos de treinamentos que focalizam o Ging Lik. Tendem a utilizar todos os quatro braços em uma distância curta, mas sua especialidade ainda é o braço da ponte. Os exercícios e movimentos básicos dos sistemas do sul comumente focalizam o braço da ponte, a cintura / quadril, e o uso do treinamento de Jong, incluindo o Jong fixo e Muk Yan Jong (coletivamente conhecido como Jong Gung). O Ging Lik focaliza o Cheun Ging (Poder Curto) e energia de aderência. Falando em campos de aplicações, eles tendem a operar com distâncias de socos e chutes, contendo a habilidade de Kam Na bem como a tecnologia de pontos de pressão.

Além de todos esses sistemas e habilidades, quais são os sistemas que foram originalmente praticados no Templo Shaolin do Sul. Quais sistemas e habilidades foram criados depois da destruição do Templo? Antes de qualquer poder responder essas questões, os pesquisadores devem conhecer o DNA e as características dos Templos Shaolin tanto do Norte quanto do Sul.

Há três características que marcam uma arte como pertencente à classificação de Shaolin: Filosofia Chan (Zen), Desenvolvimento da saúde interna e externa e Habilidade Marctial baseada na realidade do combate. Nós chamamos isso de Os Três Tesouros de Shaolin.

O Primeiro tesouro, Chan (Zen), é o coração de todo o Kung Fu Shaolin. O Chan (Zen) dá ênfase ao despertar imediato enraizado na consciência do “aqui e agora”. Igualmente importante é o mandato Chan (Zen) para a praticalidade. Isso se refere à ênfase do Chan (Zen) na compreensão e relação com a realidade através dos sentidos do corpo e intuição na harmonia que em complexos modelos filosóficos de pensamento que não estão diretamente ligados á experiência diária. Finalmente, a insistência Chan (Zen) na “perfeição” refere-se à aparência em situações de todos os ângulos e não só em uma referência pessoal e subjetiva.

O segundo Tesouro de Shaolin, o Desenvolvimento da saúde interna e externa, trata da preservação do corpo em bom estado de funcionamento a fim de que se viva em harmonia com todas as necessidades do corpo. As práticas médicas e de Qi Gong são utilizadas para curar o corpo e manter a própria função interna das vísceras em harmonia com os músculos e os ossos. As formas atingem múltiplos objetivos desde a meditação em movimento, à fortificação externa do corpo, ao condicionamento interno das vísceras através de posturas estáticas e movimentos rítmicos dos membros. 

O tesouro final, habilidade marcial, também foi uma importante faceta do Shaolin Chan (Zen). O corpo deve ser mantido em equilíbrio e autodefesa é necessário para se manter o mundo em harmonia. Os Monges Shaolin usam o processo de aprender autodefesa a fim de quando no cenário da luta exorcizassem seus próprios demônios internos e expulsassem de se toda a fonte de ignorância, medo e ganância. 

Para considerar uma arte marcial com sendo original de Shaolin, ela deve conter Chan, saúde e modalidade de autodefesa. Ademais, esses três componentes têm que estar unidos e consistentes em termos de metodologia de treinamento, estratégias de aplicação e foco filosófico.

Dentro dos tesouros marciais de Shaolin, há três camadas de conhecimento. A primeira dessas três camadas consiste em habilidades especializadas (Gung) que são focalizadas na combinação de Qigong com condicionamento, mas não está diretamente relacionada com habilidade de luta. Exemplos nas áreas de Putian consistem na Camisa de Ferro / Sino Dourado, os Trinta e Seis Tesouros de Shaolin e Um-Dedo Chan do Shaolin do Sul. A segunda camada de habilidades envolve seqüências de treinamento ou formas (Tao Lu). Existem as formas de Shaolin que funcionam tanto com condicionamento físico quanto como treinamento de meditação, bem como servem com um meio de preservar e comunicar os princípios e a identidade de um sistema particular. A terceira camada de habilidades é realística capacidade de luta (Ge Dou). Essa é a real capacidade de autodefesa treinada pelos moges. No Shaoli do Sul, essas habilidades eram focalizadas no treinamento da ponte (Kiu Sau). 

Armado com o conhecimento dos Três Tesouros de Shaolin, o Ving Tsun Museum pesquisou em toda a história do Wing Chun, buscando especificamente pelas origens do Wing Chun, tendo identificado dois sistemas que contêm todos os três Tesouros de Shaolin. Em outras palavras, ambos os sistemas são completos no que diz respeito ao Chan, saúde e habilidades de autodefesa. Esses dois sistemas vieram de Wing Chun Dim no Templo Shaolin do Sul e da Hung Fa Ting conduzida pela Hung Fa Wui, Sociedade Secreta Revolucionária anti-Qing situada do lado de fora do Templo Shaolin do Sul. Hoje esses sistemas são referidos com Chi Sim Weng Chun e Hung Fa Yi Wing Chun.

Pesquisadores mais familiarizados com os outros sistemas mencionados neste artigo deveriam examinar mais cuidadosamente esses dois sistemas, devido sua fidelidade aos Três Tesouros de Shaolin. O próximo artigo nessa série pelo Ving Tsun Museum será focalizado especificamente na fidelidade do Chi Sim Weng Chun e do Hung Fa Yi Wing Chun ao Chan (Zen), Qigong externo e interno habilidades e estratégias de luta. Especificamente, destacará a consistência filosófica que uni esses dois sistemas irmãos.