Hung Fa Yi: História, Cultura e Filosofia

A Cultura Hung Fa Yi

A cultura Hung Fa Yi deve muito à cultura e tradições das Sociedades Boxers que eram as protetoras do sistema. O Tong da Hung Gun Wui (Sociedade Boxer dos Bandanas Vermelhas) era o Jung Yi Tong (Salão da Lealdade e Retidão). A adesão a estas sociedades exigia um código de conduta rigoroso e era um empreendimento sério, com graves consequências em termos de violações do código para todos os envolvidos, sendo as virtudes de lealdade e retidão altamente valorizadas até hoje.

Em vez de nomear o sistema com o nome de uma pessoa ou família, como é comum nas artes marciais chinesas, o sistema que praticamos e ensinamos hoje em nossa escola foi nomeado como Hung Fa Yi Wing Chun Kuen, ou “Punho do Louvor à Primavera da Retidão da Flor Vermelha” por um dos ancestrais de nossa linhagem — Hung Gun Biu — para homenagear o espírito e as intenções dos criadores do sistema. Uma compreensão do significado do nome Hung Fa Yi Wing Chun Kuen dará ao estudante uma visão mais profunda sobre a história, cultura e filosofia que estão por trás do sistema Hung Fa Yi.

Hung (紅) – Signfica Vermelho: a cor usada para simbolizar aqueles que lutaram contra os invasores estrangeiros, começando com o primeiro imperador da Dinastia Ming, Chu Yun Cheung,36 um ex-monge que derrubou da Dinastia Yuan em batalha e expulsou os ocupantes mongóis em 1368, enquanto usava um turbante vermelho sob um céu vermelho-sangue e é sinônimo com feitos heróicos. Ele foi um ponto comum de inspiração, séculos mais tarde, para os revolucionários que tentavam restaurar o poder dos Ming após a sua derrota nas mãos dos invasores da Manchúria e o início da Dinastia Qing.

Fa (花) – Signfica Flor: representa a filosofia Shaolin Chan presente no sistema. Numa palestra sobre a Realidade, o Buda ergueu uma flor e um de seus estudantes (Makashyapa), compreendendo a essência das flores, a realidade, simplesmente sorriu sem dizer uma palavra. A flor representa o conceito de “transmissão da mente sem palavras”, o que significa que as palavras nunca podem expressar a realidade total.

Yi (義) – Signfica Retidão: denota o sacrifício e o alto padrão de caráter pessoal exigido para ser um artista marcial.

Wing (詠) – Signfica Louvor: alude à transmissão oral da arte e é o caractere chinês usado para nomear a arte após a destruição do templo Shaolin do sul, quando nada deveria ser escrito devido aos perigos inerentes ao fato da arte estar associada a atividades relacionadas com a derrubada das forças invasoras.

Chun (春) – Signfica Primavera: é outro conceito Chan e representa o renascimento. Neste caso, o desejo de restaurar a Dinastia Ming.

Kuen (拳) – Signfica Punho: Indica a natureza da arte no combate corpo a corpo.

A História Hung Fa Yi

Ao longo dos mais de trezentos anos de História do Sistema Hung Fung Yi Wing Chun, desde suas origens no Wing Chun Tong, no Templo Shaolin e subsequente jornada como sistema de luta da revolucionária sociedade Hung Gun Boxer, até os dias atuais, três épocas e nomes de indivíduos distintos se destacam na História do Hung Fa Yi.

Cheung Hin (Tan Sau Ng)
— Era Anti-Qing e Ópera, início da década de 1730

Na linhagem Hung Fa Yi, Cheung Hin é reconhecido como o Grão-Mestre Hung Fa Yi de 1ª geração.Ele foi um discípulo da 22ª geração do Grão-Mestre do Templo Shaolin do Sul, chamado Yat Chan Daai Si, que se acredita ter se mudado para o sul vindo do Templo Shaolin do Norte. Além de militar e artista marcial, Cheung Hin também era altamente qualificado na Ópera de Pequim e é creditado por fundar a King Fa Wui Gun (Associação da Bela Flor de Jade), a precursora, cerca de 140 anos antes, da Companhia de Ópera do Barcos Vermelhos. Isto permitiu-lhe o disfarce perfeito para a sua atividade anti-Qing, como membro da Hung Fa Wui Gun (Sociedade da Flor Vermelha). Cheung Hin recebeu o apelido de Taan Sau Ng por causa de sua habilidade de subjugar rapidamente os oponentes com apenas uma técnica “Taan Sau”, a “mão que dispersa” do Wing Chun. Eventualmente, o sentimento antigovernamental de Cheung Hin foi exposto, forçando-o a se esconder e ele foi acolhido por seu amigo e irmão juramentado Chan Jin Ling.
Enquanto estava oculto, Cheung Hin passou seu sistema de Wing Chun para Chan Sai Yuan (neto de seu amigo e protetor Chan Jin Ling), que se tornou o Grão-Mestre Hung Fa Yi de 2ª geração. A família Chan então tornou-se a guardiã do sistema Hung Fa Yi, Chan Sai Yuan, por sua vez, passou a arte para seu filho Chan Bo Jung, o Grão-Mestre da 3ª geração, que então passou a arte para seu sobrinho Chu Tien Jow, o Grão-Mestre da 4ª geração. Chu Tien Jow adotou o nome de família de seus parentes, passando a se chamar Chan Biu, para esconder sua identidade, sendo o único sobrevivente do massacre de sua própria família nas mãos das forças do governo Qing. Ele manteve o sistema da família Chan em linha sucessória direta e contribuiu muito para preservação da integridade e de segurança do sistama para que não caísse em mãos inimigas.

Chu Tien Jow, também conhecido como Chan Biu (Hung Gun Biu)
— Era da Ópera dos Barcos Vermelhos — 1850

A Companhia de Ópera dos Barcos Vermelhos (Hung Suen Hei Ban), descendente da King Fa Wui (Sociedade da Bela Flor de Jade), esteve envolvida na instigação de fomentação política em meados do século XIX. Ao mesmo tempo, outro grupo conhecido apenas pelos membros internos pelo nome “Hung Gun Wui” ou Sociedade Boxer Bandana Vermelha, descendente da “Hung Fa Wui” também estava ativamente envolvido em operações para acabar com a influência e envolvimento de potências estrangeiras na China e restaurar o país ao povo Han. Deve-se notar aqui que ambos os grupos Hung Suen Hei Ban (Companhia de Ópera dos Barcos Vermelhos) e Hung Gun Wui (Boxer Bandana Vermelha) traçam sua linhagem até Tan Sau Ng. De um lado, temos a Companhia de Ópera dos Barcos Vermelhos que viajava pelos rios do sul da China, expandindo publicamente a conscientização do povo e ganhando apoio para sua causa por meio de peças e performances teatrais; do outro, temos a Sociedade Boxer Bandana Vermelha do Jung Yi Tong (Salão da Lealdade e Retidão) trabalhando de forma mais clandestina. Eram grupos diferentes, mas com a mesma causa e que interagiram na busca de seus objetivos.

O guardião da linhagem Hung Fa Yi de 4ª geração, Chu Tien Jow, também conhecido como Chan Biu, ocupou uma posição elevada na Hung Gun Wui, conforme indicado por seu pseudônimo, Hung Gun Biu (Bandana Vermelha Biu). Hung Gun Biu fez muitas contribuições para o Sistema Hung Fa Yi Wing Chun; na verdade, ele é responsável pelo sistema denominado Hung Fa Yi, bem como pelo desenvolvimento de alguns dos métodos de treinamento conhecido hoje, como, por exemplo, o treinamento “Bai Jong Baat Bou Jin” para complementar o nível Chum Kiu. Os boxers de bandana vermelha de Hung Gun Bui estiveram ativamente engajados na guerra aberta de 1862 até sua derrota em 1874 pelo poder esmagador das forças Qing e seus aliados estrangeiros. Após a derrota, Hung Gun Biu aposentou-se do serviço ativo na Hung Gun Wui e posteriormente passou o sistema para seu sobrinho-neto por parte de mãe, Cheung Gung, herdeiro de 5ª geração.

Grão-Mestre Garrett Gee 

8ª geração — Herdeiro guardião do Sistema Hung Fa Yi Wing Chun Kung Fu

Chu King Hung (Garrett Gee) — a era moderna que abriu o sistema ao público em 2000

O Sistema Hung Fa Yi ainda passou por mais duas gerações de detentores da linhagem, Wang Ting, Grão-Mestre da 6ª geração e seu filho, Dr. Wang Ming, Grão-Mestre da 7ª geração, antes de ser passada para Chu King Hung que a revelou ao público.
Grão-Mestre Garrett Gee vem de uma família chinesa muito antiga e privilegiada de estudiosos e artistas marciais. Ele é descendente da 33ª geração do famoso filósofo chinês Zhu Xi. Seu avô, Chu Jun-Bak, foi um ilustre oficial militar, ao lado de Chiang Kai-Shek, na academia militar de Wong Po e mais tarde comissário de polícia e vice-prefeito da cidade de Fatshan. O Grão-Mestre Peter Kim Ho Chu, seu pai e 1º Sifu foi responsável pela introdução de muitos (mais de 40) estilos de Kung Fu nos EUA, ao emigrar para lá em 1975. Alguns dos estilos que eram considerados perdidos para a comunidade das artes marciais: Fu Tai Chi, Sun Tai Chi, Leung Yi Kuen, Sei Cheung Kuen, Lightning Palm Kuen e Dragon Pakua, para citar alguns, foram preservados por ele.
Quando jovem na China, Garrett Gee já era um talentoso artista marcial e espadachim especialista nos estilos Wudang e Shaolin de seu pai. Enquanto praticava em um parque, ele chamou a atenção do Dr. Wang Ming, o Grão-Mestre da 7ª geração Hung Fa Yi. Depois de alguma observação, o Dr. Wang se apresentou e depois de discutir e trocar ideias sobre Kung Fu tornou-se o segundo Sifu de Garrett Gee, ensinando-lhe a arte do Hung Fa Yi Wing Chun. Garrett Gee foi o quarto e último discípulo do Dr. Wang Ming (dois dos quais eram apenas discípulos budistas) e recebeu dele o sistema completo, tornando-se a 8ª geração de Hung Fa Yi Wing Chun como Bun Jyun (protetor do sistema).
O Grão-Mestre Gee ensinou privadamente aproximadamente sete gerações de estudantes em Wudang e Wing Chun desde 1975, após sua chegada aos EUA. Em meados de 2000 ele tomou a decisão de abrir a linhagem Hung Fa Yi de Wing Chun ao público na escola do Mestre Richard Loewenhagen no Arizona e atualmente tem alunos ao redor do mundo participando do programa de instrutores de longa distância. Ele enfatiza que é impossível entender algo completamente apenas lendo um livro ou assistindo a vídeos e continua a ensinar seguindo a tradição Hung Fa Yi do Hou Chun San Sau (Transmissão Oral / Recepção Corporal), método de experiência direta de transmissão do professor para o estudante.
O Hung Fa Kwoon Fortaleza é um dos poucos locais onde você pode aprender esse fascinante e eficaz sistema de combate corpo a corpo no Brasil.

A Filosofia Hung Fa Yi

Aprendizagem Conectada

A Filosofia Hung Fa Yi é muito influenciada pela cultura, história e tradição chinesa e se baseia fortemente nas filosofias do confucionismo, do budismo Chan e do taoísmo. Alguns exemplos específicos dos métodos de treinamento do Hung Fa Yi Wing Chun são fornecidos abaixo.

O grande filósofo confucionista Zhu Xi afirmou que aprender por aprender é inútil e que aprender para o autoaperfeiçoamento é tudo o que importa. Ele acreditava em um “Projeto Cósmico”, conceitos científicos baseados nos princípios de tempo, espaço e energia que governava todas as coisas. Sua ideia era estudar o princípio subjacente de um assunto, a fim de compreendê-lo completamente por meio de um método conhecido como aprendizagem delimitada (definir os limites do assunto com base no que é importante e filtrar o que não é importante), então aprender e compreender completamente tudo dentro esses limites. O conceito dos Seis Portais da Fórmula Hung Fa YI Wing Chun deve muito a esta filosofia; ao definir a delimitação do movimento humano dentro do limite dos seis portais, o aluno concentra-se na realidade do combate dentro da sua esfera direta de influência.

“Conheça a verdade última dentro de um limite definido”
– Zhu Xi

Hung Fa Yi Saam Mo Kiu

A Filosofia “Saam Mo Kiu” (Três Pontes Conectoras) do Hung Fa Yi, um método para experimentar a realidade através dos três estágios de consciência, tem suas raízes no Budismo Chan e é essencial para aprender o sistema através da experiência direta. Basicamente, todo o aprendizado é vivenciado em três estágios e esses estágios estão todos interligados. A primeira fase é conhecida como “Fau Kiu” (Ponte Flutuante), é a fase da peregrinação ou do propósito pouco claro; do ponto de vista dos sistemas de artes marciais, é o nível iniciante, uma introdução ao treinamento básico e à mecânica corporal. Nesta fase o estudante não tem um conhecimento claro do sistema ou da sua identidade nas artes marciais. O segundo estágio desta filosofia é chamado de “San Kiu” (Ponte Separada), o estágio da consciência; oestudante se identificou com o sistema e está trabalhando para compreender e aplicar seus conceitos e princípios. O terceiro e último estágio é “Weng Kiu” (Ponte Eterna), o estágio da iluminação, onde se internaliza totalmente o sistema, seus conceitos e princípios e os expressa naturalmente em cada ação. Esta filosofia pode ser aplicada a todo o sistema, mas também se aplica a qualquer subconjunto do sistema que sirva de guia para monitorar o progresso da aprendizagem.

“A mente entende – o corpo sabe”
– Grão-Mestre Garrett Gee

HFY Tin Yan Dei

A tecnologia “Tin Yan Dei” (Céu, Humano e Terra) do Hung Fa Yi Wing Chun é o método Hung Fa Yi de utilizar a consciência da posição estrutural e do alinhamento para medir com precisão o tempo e o espaço durante o combate. Existem seis categorias específicas do conceito “Tin, Yan, Dei”; 4 portais TYD, 6 portais TYD, Saam Dim Yat Sin TYD, Jong Sau TYD, Gee Ng Kiu TYD e Kin Kwun Jong TYD. Estas 6 categorias permitem ao praticante de Hung Fa Yi ler, responder e manipular mudanças de distância, enfrentamento / engajamento e energia enquanto está em contato com o oponente. Embora estas ideias estejam enraizadas no conceito Tin Dei Yan (Céu, Terra e Humano) do Taoísmo, deve-se notar que a ordem das palavras é diferente. O conceito taoísta foi usado para ajudar a explicar a ordem de como as coisas surgiram, enquanto o conceito Hung Fa Yi é um método de medir o posicionamento e o alinhamento e permite ao praticante ler e responder às mudanças no tempo, espaço e energia.

“Kin Kwan Taai Heui, Lau Yam Fa Ming.”

Dentro das mudanças do espaço e do tempo, harmonizar o yin e o yang para recuperar uma posição superior.

– Hung Fa Yi Kuen Kuit (Ditado dos Punhos)