O Mosteiro Shaolin do Sul
A Terra Santa das Artes Marciais
Co-autoria de Richard Loewenhagen
Traduzido do inglês por:
Sifu Alex Magnos
Wing Chun, Baak Mei, Hung Ga e outros sistemas de Kung Fu, todos fazem referência ao incêndio do Templo Shaolin em suas tradições. A maioria dessas lendas não faz distinção entre os Templos Shaolin do Norte e Sul. Conseqüentemente, alguns expertos de hoje sugerem que não existiu um Templo Shaolin do Sul, deixando os praticantes em estado de confusão entre as lendas e as correntes descobertas históricas. Esse artigo é para elucidar a evidência da existência do Templo Shaolin do Sul bem como sua destruição e sua presente reconstrução na Província Sulista de Fujian, China.
O Templo Shaolin do Sul foi o resultado da resposta dos monges guerreiros do Templo Shaolin do Norte à solicitação de assistência marcial da jovem Dinastia Tang. As incursões piratas na Província de Fujian comprometiam a estabilidade e a prosperidade no Sul da China e a nova dinastia precisou agir. À solicitação do Imperador, três dos lendários treze monges guerreiros bastoneiros de Shaolin, Dao Guang, Seng Man e Seng Feng, conduziram aproximadamente 500 monges guerreiros ao Sul no início do século VII D.C. para engajar-se na batalha conta os piratas. Eles auxiliaram os soldados Tang a recuperar a situação e a guerra costeira foi vencida. De acordo com as pesquisas realizadas na última década pelas três organizações históricas independentes do Governo Chinês – a Associação dos Arqueólogos da Província de Fujian, o Museu de Fujian e Associação Investigadora do Templo Shaolin do Sul de Putian – muitos monges guerreiros tombaram nas batalhas seguintes. Para comemorar a queda de seus camaradas, alguns dos monges Shaolin permaneceram para trás nas Províncias do Sul. Eles foram bem vindos e seguidos pelos monges locais que buscavam se tornar discípulos Shaolin. Dao Guang inicialmente retornou ao Templo Shaolin de Song San e visitou Tan Zong, o Grão- Mestre. Tan Zong escreveu um poema para ele e o incumbiu de selecionar um local parecido com a montanha Song San, “Jiu Lian”, e então construir um Templo Shaolin do Sul em comemoração aos seus irmãos que tombaram na batalha. O Grão-Mestre o incumbiu a relembrar seus ancestrais e disseminar a Filosofia Chan Budista nativa no Templo de Song San – também chamada “Zen” na cultura japonesa atual. O significado literal do poema é: “Dias e meses enfrentando bandidos errantes, desejando um Templo que ficasse ao pé da Montanha
Jiu Lian; Shaolin do Norte e do Sul originados do mesmo templo com o Chan Budismo encravado em seu coração para sempre”.
Dao Guang retornou para Fujian e selecionou a Montanha Lin San – que em topografia se parecia com a montanha “Jiu Lian” – como o local do Templo Shaolin do Sul. As evidências acumuladas pelas três organizações arqueológicas e históricas citadas acima estabelecem que o Imperador Tang, Lee Shimin (600 – 649 D.C.), aprovou o local proposto e a construção de um Templo Shaolin do Sul. Ele era particularmente apreciado, como os monges guerreiros tinham antes salvo sua vida em um conflito com um General patife que desafiou sua ascendência ao Trono. Lee Shimin reinou de 626 – 649 D.C. Ele levou o Taoísmo e o Budismo junto com o Confucionismo ao governo do país. A Tradição Chan do Shaolin do Sul foi também criada nesse tempo, junto com a prática das artes marciais do Templo.
Séculos depois, eventos durante a transição das Dinastias Ming e Qing produziram um clima político que provocou uma crescente necessidade pelo desenvolvimento de artes marciais no Sul. Durante esse período, leais aos Ming e os guerreiros do Shaolin do Sul fundaram uma sociedade secreta chamada Hung Fa Wui. Os membros dessa sociedade incluíam ex-Oficiais Militares Ming de alta patente e membros da Família Real Ming. O local de encontro da Hung Fa Wui, chamado Hung Fa Ting, foi a única construção original que foi encontrada intacta quando o Templo foi escavado. O Governo Chinês data a criação da Hung Fa Ting e da Hung Fa Wui em 1646 D.C. – dois anos depois do colapso da Dinastia Ming no Norte da China. Os expertos marciais da Hung Fa Wui empregaram seus conhecimentos um sistema de combate que seria rápido para se aprender e efetivo contra todos os demais estilos pelo mapeamento das características espaço-temporal e energéticas do campo de batalha para estrutura da fisiologia humana. O paradigma altamente científico desse sistema de luta correu o Templo Shaolin do Sul através dos esforços combinados dos monges guerreiros e da sociedade secreta Hung Fa Wui – especificamente em um lugar chamado “Wing Chun Tong”.
A efetividade de luta e as atividades revolucionárias dos sistemas Shaolin do Sul assustaram o Imperador Qing naquele tempo. Em essência, os Qing ordenaram à destruição do Templo Shaolin do Sul através do uso de uma esmagadora desvantagem. Membros sobreviventes espalharam-se através das províncias do Sul. Suportados por outras sociedades secretas, esses revolucionários continuaram a disseminar suas atividades e estilos de luta. Muitos dos sistemas de Shaolin Kung Fu do Sul traçam suas raízes ao Wing Chun Tong, como o Chi Sim Weng Chun Kuen e o Hung Fa Yi Wing Chun Kuen.
O Birô de Cultura Nacional descobriu as ruínas do templo central, “Lin Quan Yuan”, em 1986 – mais de 300 anos depois de sua destruição. As ruínas estão localizadas na Montanha Jiu Lian (500 metros acima do nível do mar) e é rodeado por montanhas no norte, sul e leste. O lado ocidental do Templo era em frente a Montanha do Buda em Repouso (570 metros acima do nível do mar) com um rio entre eles. As ruínas estão a 200 metros de distância do oeste ao leste com uma área total de aproximadamente 30,000 metros quadrados. O terreno e suas características produzem uma forte semelhança com o Templo Shaolin Song San. A topografia para a construção do Templo Shaolin do Sul foi estrategicamente selecionada e possui considerável dificuldade de acesso. De uma perspectiva militar, era fácil de se defender e difícil de ser desafiado. Em essência era um lugar ideal para executar o comando revolucionário e controlar as estratégias e táticas militares. Ao redor havia mais de 10 aldeias fortificadas nas montanhas. Hoje as ruínas destas aldeias ainda existem. As quatro inscrições em pedra na Aldeia Zhang Jiang confirmam que ela foi construída no fim da Dinastia Ming (1645 d.C.) quando Cibo Huang lutou contra os soldados Qing. Existem também nomes de lugares relacionados ao Templo Shaolin na Aldeia Lin Shan, tais como Yuan Qian, Yuan Hou, Yuan Ke, Ta Li, Ta Xi, Fangseng Chi, Liangong Tan, etc. Da mesma forma, existem alguns nomes de acampamentos relacionados a prática de artes marciais, e um vasilhame de pedra para os monges soldados tratarem vítimas feridas e doentes. O vasilhame de pedra possui 226 cm de altura por 100 cm de largura com a inscrição “Banhando e fervendo medicamento de erva para monges.” Juntas, estas ruínas sugerem um nível significativo de prosperidade aos participantes na guerra durante a luta Ming/Qing.
Devido aos artefatos materiais existentes, lendas populares e a literatura histórica, apontam para a existência de um Templo Shaolin do Sul, e a Associação de Pesquisa Putian do Shaolin do Sul foi a primeira a solicitar permissão do Governo Chinês para fazer parte nos estudos arqueológicos formais do Templo Shaolin do Sul. De 1o de dezembro de 1990 a 25 de maio de 1991, foi aprovada pela Agência Nacional de Assuntos Culturais, a Equipe Arqueológica da Província de Fujian, que se juntou no mesmo trabalho escavando 1325 metros quadrados dos 30.000 metros quadrados totais Lin Quan Yuan. Isto representou a primeira fase da recuperação do Templo Shaolin do Sul. A escavação inicial revelou muitas relíquias preciosas e históricas de várias dinastias desde a Tang até a Qing.
Em junho de 1991, O Templo Shaolin do Norte enviou seus Monges Marciais para ensinarem artes marciais em Putian. De mãos dadas com a Associação de Pesquisa Putian do Shaolin do Sul, eles começaram a reconstruir a magnífica era das artes marciais “Punhos do Sul e Chutes do Norte”. Além disso, o Instituto de Pesquisa Putian do Shaolin do Sul foi convidado a fazer uma tábua com inscrições horizontais dizendo: “Templo número um do mundo” em 21 de agosto de 1991. A tábua foi pendurada no topo do portão de entrada de Tian Wang Dian do Templo Shaolin Song San significando a unificação dos dois templos numa identidade Shaolin. A reconstrução do Tempo Shaolin do Sul tem sido uma força motriz muito eficiente na propagação e desenvolvimento das artes marciais tradicionais Chinesas, fortalecendo simultaneamente as relações com o Grão Mestre Chan do Templo Shaolin do Norte.
Em 14 de setembro de 1991, a Associação de Artes Marciais Chinesas, o Comitê Esportivo de Fujian e a Associação de Artes Marciais de Fujian co-organizaram uma conferência para expor e provar a existência do Templo Shaolin do Sul. Mais de 30 peritos em artes marciais, história, religião e arqueologia afirmaram firmemente que o templo central Lin Quan Yuan do Templo Shaolin do Sul foi construído por volta de 557 d.C. durante a Dinastia Nan (Sul). Isto foi apenas 61 anos depois do Templo Shaolin Song San e ao menos um ano mais cedo que o mais famoso templo de Putian, o Templo Guan Hua foram construídos. Portanto ele foi o templo mais antigo construído em Fujian. De acordo com as equipes de pesquisa citadas acima, ele por fim foi ordenado a ser incendiado por Kang Xi da Dinastia Qing devido à participação e liderança nas atividades revolucionárias. O membro do conselho da Associação de Budismo Chinês, de Chan, que também é o 29o Grão Mestre do Templo Shaolin Song San, confirmou estes fatos por meio da literatura histórica mantida no Templo do Norte. Em reconhecimento, ele concedeu uma inscrição para o reconstruído Templo Shaolin do Sul. O significado da inscrição é: “No pé da ‘Montanha Jiu Lian’, ali existe um Templo Shaolin do Sul”.
Em 25 de abril de 1992, a conferencia de confirmação do Templo Shaolin do Sul foi conduzida no Beijing People’s Conference Hall. A conferência aprovou oficialmente a reconstrução do Templo Shaolin do Sul. Depois da entrevista coletiva à imprensa, a Agência de Noticias Xin Hua notificou estas informações ao mundo anunciando que o Templo Shaolin do Sul estava para ser reconstruído em Fujian Putian. A Agência Central de Noticias apresentou também um artigo em 26 de abril declarando: “Peritos revelaram que o historicamente secreto Templo Shaolin do Sul deverá ser reconstruído em Fujian”. O artigo afirmou que a polêmica sobre a localização das ruínas do Templo Shaolin do Sul havia sido resolvida.
A descoberta do Templo Shaolin do Sul causou uma ótima resposta tanto no próprio país como no estrangeiro. Desde então a cidade de Putian já realizou cinco Competições de Boxe Shaolin. Pessoas do mundo inteiro são atraídas para Putian para visitarem o templo em respeito e prática das artes marciais num incessante fluxo. No dia 8 de agosto de 1992, o governo provinciano aprovou oficialmente o pedido para começar a reconstrução do Templo. Em 24 de dezembro de 1994, iniciou-se a construção. O governo da cidade e do condado e muitos compatriotas de Hong Kong e Macao participaram da cerimônia de inauguração. A primeira fase do projeto estava completamente projetada pelo Instituto de Arquitetura Clássica Provinciana. Com um investimento de mais de 80 milhões de yuan, eles completaram a construção da estrada para a montanha, o grande e o pequeno Pailou (Passagem em arcos decorados), o Salão do Tesouro de Daxiong, o Longo Corredor, o dormitório dos monges, Fangseng Chi, o fosso que circunda o Templo, a ponte do Templo e o portão da montanha. Por volta de 8 de dezembro de 1998, o Templo estava aberto ao público.
A segunda fase do projeto foi projetada pelo Departamento Nacional de Arquitetura. O projeto indicou a construção de 13 áreas de atração, incluindo um salão de treinamento de artes marciais, compreendendo 25 pontos de vista do terreno do Templo. O investimento total exigiu 36 milhões de yuan. Até agora, os estacionamentos, escritórios de administração e equipamento de comunicação foram finalizados. O Instituto de Belas Artes do Templo Shaolin do Sul também foi construído para ampliar a cultura das Arte Marcial Chinesa e promover a produção e o intercambio de pinturas e caligrafias tradicionais chinesas. Em outubro de 2000, 130 obras-primas de artistas famosos foram reunidas e estão agora aberas ao público.
Em 2001, as cerimônias de abertura do Festival de Esportes de Fujian e o Festival Internacional de Artes Marciais Shaolin do Sul de Fujian foram realizados no distrito municipal de Xi Tian Wei. Durante estes festivais, Shaolin Song San e Shaolin do Sul se apresentaram juntas. Sua produção, intitulada “Grandes Artes Marciais de Shaolin”, promoveu o intercâmbio das artes marciais entre os dois templos. Muitos praticantes e profissionais das artes marciais também participaram nestas atividades. Hoje, o Templo Shaolin do Sul tornou-se bem conhecido no mundo Asiático. As pessoas da cidade natal do Templo Shaolin do Sul deram sinceramente boas-vindas a pessoas do mundo todo. Nós da comunidade marcial esperamos ansiosamente um novo futuro para o desenvolvimento do Kung Fu de Shaolin do Sul.
As informações deste artigo mostram evidências consistentes e verídicas sobre as origens e existência do Templo Shaolin do Sul, em colaboração com a atual pesquisa do Ving Tsun Museum. Estas informações são sustentadas por rigorosa pesquisa histórica e arqueológica e é abertamente reconhecida como verdadeiras pelo Templo Shaolin do Norte na Montanha Song San. Elas estabelecem também o caminho a seguir na expansão da filosofia Shaolin Chan e do Shaolin Kung Fu às províncias do sul da China. O Governo da China considera a descoberta do Templo Shaolin do Sul e do Hung Fa Ting, uma das mais significativas descobertas arqueológicas na história das artes marciais.
A coletânea de fatos e tradições de antigos sistemas do Shaolin do Sul, tal qual o Hung Fa Yi Wing Chun Kuen, adquirem uma maior importância com suas referências coerentes às filosofias e as metodologias de treinamento do Shaolin do Sul. Da mesma forma, o conhecimento do Hung Fa Yi Wing Chun Kuen sempre conteve referências a suas origens a Hung Fa Wui e ao Hung Fa Ting. Estas recentes descobertas arqueológicas simplesmente validam ainda mais a precisão do conhecimento do Hung Fa Yi Kuen. O Ving Tsun Museum continuará a procurar evidências das origens das versões de Wing Chun de Shaolin. Os artigos futuros examinarão mais atentamente as relações entre o Templo Shaolin do Sul e as sociedades secretas que tomaram parte na revolução contra a Dinastia Qing.