A Jornada do Wing Chun:

Um Relato Histórico do Sistema e da Metodologia Técnica.

Autoria de:
Grão Mestre Garrett Gee

Escrito por:
Sovannaroth Kruich
Membro da equipe de pesquisa de Kung Fu Tong
功夫堂硏究會會員

Traduzido do inglês por:
Sifu Alex Magnos

A arte do Wing Chun foi projetada como um veículo para vivenciar uma ideia específica e, mais importante, uma verdade universal. Em termos de propósito e função, a ideia para a criação do Wing Chun foi oferecer um meio para que seus interessados se expressassem de forma combativa, e com toda a integridade intacta, através da obtenção da máxima eficiência. Para concretizar esta ideia monumental de uma forma como nenhuma outra foi concebida antes, muitos fatores filosóficos da natureza humana também se tornaram considerações fundamentais na concepção da arte.

O combate e as potenciais consequências que o acompanham são um verdadeiro teste à fortaleza espiritual de uma pessoa. A verdade específica que todos nós tentamos vivenciar como verdadeiros artistas marciais do Caminho é, em última análise, estar em total harmonia com o universo que nos rodeia. A harmonia deveria ser alcançada através da ideia de Máxima Eficiência. Isto não deve ser considerado um momento passageiro; antes, é cultivar a nossa consciência total em cada momento das nossas experiências humanas e espirituais na vida.

O Wing Chun Kuen foi engenhosamente projetado tanto para líderes guerreiros quanto para lutadores do Caminho Marcial. Para que ambos  vivenciassem e utilizassem a arte do Wing Chun Kuen, foram elaboradas duas abordagens para facilitar suas jornadas. Isso foi feito por necessidade. Uma abordagem foi desenvolvida para uso mais amplo e para treinar lutadores qualificados de Wing Chun de maneira relativamente rápida, que é chamada de Siu Lin Tau (小練頭 – Pequeno Treinamento Inicial). A segunda abordagem, contendo o treinamento de combate de seu homólogo Siu Lin Tau, tem muito mais condições a serem cumpridas. Esta  abordagem não é compatível com exposição ampla devido à sua natureza complexa. O conhecimento técnico central do Wing Chun, com suas construções fórmulas originais, dá origem àquilo que rege todos os aspectos desta abordagem de treinamento. Esses componentes genéticos permitem a replicação da arte e são chamados de Siu Nim Tau (小念頭 – Pequena Ideia Inicial).

O Método de Treinamento

Siu Lin Tau é uma abordagem orientada para aplicações de técnicas de combate e carrega a assinatura geral da arte de luta junto com uma estrutura conceitual funcionalmente suficiente para lutadores. Este método é uma construção autônoma (e totalmente) operacional do Wing Chun. Além disso, Siu Lin Tau foi projetado para ser muito flexível. Poderia ser adaptado para atender o praticante em seu estágio de desenvolvimento, desde que os métodos permaneçam orientados para a competência combativa acelerada alcançável.

Siu Lin Tau foi projetado para que líderes guerreiros treinassem seus lutadores com facilidade e rapidez, sem qualquer demanda grande no tempo restrito de um lutador para se tornar eficiente em combate. Conceitos e teorias fundamentais sobre estruturas corporais triangulares e estratégia e tática básicas foram incluídos para que cada lutador tivesse conhecimento de combate o suficiente para se autocorrigir em ação. Treinamento com armas, treinamento individual e em grupo, rotinas e combate ao real fazem parte do Siu Lin Tau. Grande parte do sucesso de um praticante depende altamente de sua experiência e habilidade geral. No entanto, para a realidade pretendida, este método foi concebido para ser treinado interno e externo e depois executado em batalha.

O Método Conceitual

A composição do núcleo do Siu Nim Tau é baseada na síntese de vários conceitos multicamadas que abordam os fatores Tempo, Espaço e Energia. Esta abordagem nunca foi destinada a pessoas comuns, pois requer uma ampla capacidade intelectual, além de um treinamento de combate altamente exigente e disciplinado. Existem requisitos extensos e progressões de combate elaboradas que acompanham este treinamento. Em contraste com o método Siu Lin Tau, o Siu Nim Tau é intensamente mais exigente com as próprias qualidades e recursos.

As principais informações técnicas e filosóficas do Wing Chun são, em última análise, necessárias para replicar com precisão a arte de alcançar a Eficiência Máxima. Pela própria natureza da Eficiência Máxima não há nada que possa ser adicionado, subtraído ou alterado. Foi descoberto como um princípio dentro desta realidade e, assim como todas as verdades do universo, existe apesar de tudo. Não requer nenhum “operador” para existir ou funcionar.

No entanto, como este princípio (Verdade Universal) pertence à nossa forma física e à nossa realidade tridimensional, mais a quarta dimensão do Tempo, as fórmulas e equações tornam-se primordiais no que diz respeito à Eficiência Máxima. Esta é uma parte das considerações para o caminho Siu Nim Tau do Wing Chun. É um método de combate extremamente científico.

Considerações Filosóficas

Para administrar a harmonia com o universo, não se pode negar a realidade e a relação entre equilíbrio e caos. A natureza de todas as formas de energia (interna e externa) que experimentamos está em constante fluxo e é aí que reside o desafio da nossa existência. Como chegar à personificação da verdade através de um mundo de constante flutuação? O caminho exige as pessoas mais dedicadas devido à natureza científica da viagem e aos seus fundamentos profundamente filosóficos.

A conquista potencialmente existencial do Wing Chun também teve que complementar a natureza da experiência humana, à qual nos referimos como “estações de crescimento” ou Saam Mo Kiu (三摩橋 – Três Pontes Conectoras). A metodologia Saam Mo Kiu atende a todas as necessidades de nossa consciência psicológica, física e espiritual. Isso significa que todas as realidades do combate devem surgir através das lentes da Máxima Eficiência. Tudo deve estar sujeito à lógica das causas, dos efeitos e das consequências. O que é correto e incorreto com base na ciência? O Wing Chun não faz exceção na extensão do conhecimento através da investigação de todas as coisas. Esses pontos são artefatos exemplares da influência confucionista do estudioso e filósofo Zhu Xi (朱熹), que foi professor de muitas coisas, incluindo Aprendizagem Maior (格物致知). No decorrer das nossas contemplações sobre a nossa própria natureza interior, os princípios da nossa realidade e a nossa relação com as coisas, todos têm o seu lugar e o seu tempo naquilo que fazemos na vida.

Através desta apresentação, examinaremos a influência que a abordagem de treinamento de combate de duas vias do Wing Chun teve desde a época de Cheung Ng até o Wing Chun que conhecemos e amamos hoje.

Wing Chun e a época da King Fa Wui Kwoon

Quando Cheung Ng (張五) era publicamente ativo dentro na King Fa Wui Kwoon (瓊花會館 – Sociedade da Bela Flor) durante a década de 1730, ele tinha muitas responsabilidades para supervisionar. Como o proeminente homem de ação ali, ele orquestrou todos os acontecimentos entre as peças da Ópera de Beijing, o recrutamento e o treinamento de membros e as atividades políticas nos bastidores com a Hung Fa Wui (紅花會 – Sociedade da Flor Vermelha). Devido a essas circunstâncias, ele não foi capaz de dedicar todo o seu tempo e atenção ao ensino de ambas as abordagens do Wing Chun Kuen (詠春拳). Ele não ensinou Kung Fu como profissão ou estilo de vida naquele momento. Porém, a primeira abordagem do Wing Chun, Siu Lien Tau, foi a mais adequada para o ambiente. Embora ele tenha se concentrado em todas as outras tarefas operacionais mencionadas acima, Cheung Ng é creditado como aquele que ensinou a alguns dos membros da Sociedade de Ópera as aplicações técnicas e os conceitos e princípios preliminares do Wing Chun Kuen, Siu Lin Tau no, início de 1700.

O governo aproveitou as peças que eram politicamente carregadas e com temática anti-Qing e procurou capturar Cheung Ng. Sem o conhecimento do governo, Cheung Ng escondeu-se decisivamente dentro da bem estabelecida e poderosa família Chan, para escapar da captura do governo. Esta ação, infelizmente, também significou o fim de seu envolvimento com a King Fa Wui Kwoon e a conclusão de seu papel na Sociedade de Ópera Wing Chun. A King Fa Wui Kwoon, entretanto, passou a se chamar Hung Suen Hei Baan (Companhia de Ópera do Barco Vermelho) aproximadamente 120 anos depois.

A família Chan (陳氏世家) era bem conhecida por ele. A família Chan foi, na verdade, um dos principais apoiadores financeiros da King Fa Wui Kwoon e de várias outros grupos anti-Qing. Mais do que isso, um de seus familiares era irmão de sangue juramentado e melhor amigo de Cheung Ng, chamado Chan Jing Lin (陳正年).

Protetores: A Era da Família Chan

Cheung Ng aproveitou essa reviravolta para ensinar seu Wing Chun a Chan Jing Lin e outros membros da família Chan em particular. Cheung, tendo mais tempo disponível e, mais importante, privacidade, foi capaz de mergulhar nas camadas mais profundas de seu Wing Chun com os membros da família Chan nos anos seguintes. Os Chan eram uma família financeiramente poderosa e enraizada no sul da China. Eles tiveram grande influência em muitos setores da sociedade por serem bem educados, estabelecidos e cultos. Eles estavam bem situados em tempo e recursos, o que permitiu a Cheung Ng ensinar-lhes a metodologia das Duas Abordagens do Wing Chun.

Ao usar a segunda abordagem do sistema Wing Chun, Siu Nim Tau, Cheung Ng ensinou-lhes as principais facetas do Wing Chun do Tempo, Espaço e Energia, além dos Conceitos do Céu-Homem-Terra, juntamente com as progressões de combate e métodos de treinamento corporal. Ao longo de várias gerações, seu conhecimento acumulado de Wing Chun é encontrado no Hung Fa Yi Wing Chun Kuen que conhecemos hoje. A seguir está uma lista das seis classificações de Tien Yan Dei, descrevendo o combate na linguagem do Conceito de Tempo, Espaço e Energia.

紅花義詠春派
Hung Fa Yi Wing Chun Pai

三摩橋天人地時空能拳理心法:
Saam Mo Kiu Tien Yan Dei – Fórmula do Tempo, Espaço Energia

四門天人地法  – Sei Mun Tien Yan Dei Faat

六門天人地法 – Luk Mun Tien Yan Dei Faat

椿手天人地法 – Jong Sao Tien Yan Dei Faat

子午穚天人地法 – Gee Ng Kiu Tien Yan Dei Faat

乾坤椿天人地法 – Kin Kuan Jong Tien Yan Dei Faat

三奌一線天人地法 – Saam Dim Yat Seen Tien Yan Dei Faat

朱競雄 題 – Escrito por Grão-Mestre Garrett Gee

De acordo com o Hung Fa Yi Wing Chun Pai, houve três sucessões de Wing Chun na era da família Chan, de 1730 a 1850. Ao longo desses aproximadamente 120 anos, o homem que sucedeu Cheung Ng como segunda geração foi Chan Sai Yuan (陳世隱), neto de Chan Jing Lin. Chan Sai Yuan transmitiu o conhecimento básico para Chan Bo Jung (陳保中), seu próprio filho. Em meados de 1800, Chan Bo Jung ensinou-o ao filho de sua irmã (seu sobrinho), chamado Chu Tien Jow (朱天就). Chu Tien Jow é conhecido como Hung Gun Biu (紅巾彪) ou Chan Biu (陳彪), respectivamente, através da Sociedade Boxer Bandana Vermelha, cujo papel na transmissão do Wing Chun para a quinta geração não tomou forma completa até após a queda da Rebelião dos Boxers na década de 1870.

Lealdade e Retidão: A Sociedade Boxer Bandana Vermelha

A Hung Gun Wui Jung Yi Tong (紅巾會忠義堂 – Sociedade Bandana Vermelha do Salão da Lealdade e da Justiça) foi uma sociedade descendente da Hung Fa Wui do século anterior. Por mais de 10 anos, Hung Gun Biu comandou os Hung Gun Boxers em muitas batalhas que ocorreram no mesmo período da Companha de Ópera do Barco Vermelho. Ele ensinou às suas tropas as aplicações essenciais orientadas para a técnica de combate (Siu Lin Tau). Entretanto, ele apenas se referiu ao seu método como Hung Fa Kuen (红花拳 – Punho da Flor Vermelha). O tempo era precioso, então seu motivo para treinar suas tropas na abordagem de Siu Lin Tau estava certo. Treinar seus lutadores de forma rápida e adaptável para cada incursão.

Comparável ao tempo de Cheung Ng com a Hung Fa Wui, as prioridades de Hung Gun Biu centravam-se em atividades antigovernamentais através da Hung Gun Wui Jung Yi Tong. Hung Gun Biu liderou a batalha final pelos Hung Gun Boxers de 1862 a 1874, e após o colapso da revolução ele aposentou-se de seu comando em 1874. Permanecendo anônimo para o público em sua aposentadoria, ele então retomou a tradição de ensinar diretamente (口傳身授, Hau Cyun San Sau) o sistema central do Hung Fa Yi Wing Chun Kuen em particular dentro da família Chan.

Seu papel como protetor da quarta geração da arte era transmitir o conhecimento completo do Wing Chun a um sucessor digno que preservasse a natureza imutável do Siu Nim Tau e tudo o que vem com ele. Assim, com o fim da Rebelião dos Boxers, ele dedicou sua vida à divulgação de toda a arte preservada pela família Chan. Ambas as abordagens foram protegidas e mantidas dentro dos muros da Casa Chan durante esses tempos. Hung Gun Biu foi sucedido por seu parente e membro da Sociedade Boxer Hung Gun, Cheung Gung (張弓).

Descendentes da Trupe de Ópera do Barco Vermelho

Existem muitos eventos ​​que podem ser identificados na história do Wing Chun, onde as Duas Abordagens foram consideradas apropriadas para transmissão. Diz-se que na Ópera do Barco Vermelho, Wong Wah Bo (黃華寶) ensinou a versão “masculina” do Wing Chun, e seu sidai Leung Yi Tai (梁二娣) ensinou a versão “feminina”. Leung Jan (梁贊), por exemplo, aprendeu com os dois. Ele finalmente projetou diversas variações de seu próprio Wing Chun de acordo com as necessidades de seus alunos.

Durante seu tempo em Foshan, ele ensinou a Chan Wah Shun (陳華順) uma abordagem fixa do Wing Chun. Ele também ensinou seu próprio filho Leung Bik (梁壁) de forma diferente de Chan Wah Shun. Quando Leung Jan se aposentou em sua cidade natal, Kulo Village, ele ensinou aplicações em San Sau e também ensinou uma abordagem lateral chamada Pin Sun Wing Chun para Wang Wah Saam (王華三), que pediu para ser seu aluno. Todas as versões diferentes do Wing Chun, mas Leung Jan adaptou-o para cada aluno de acordo com seu tipo de corpo, circunstâncias e seu próprio julgamento pessoal como Sifu.

Ip Man (葉繼問), que é sem dúvida o mais famoso mestre de Wing Chun até hoje, também aprendeu com dois mestres de Wing Chun. Primeiro ele aprendeu com Chan Wah Shun em Foshan ainda jovem, e depois com Leung Bik ao se mudar para Hong Kong. A história era que ao conhecer Leung Bik, desconhecido para Ip Man na época, Leung pediu a Ip Man para demonstrar seu Wing Chun e Ip Man não conseguiu penetrar nas defesas do homem mais velho. Ele finalmente descobriu que Leung Bik era seu tio Kung Fu (sibak) e se tornou seu aluno. Graças a Leung Jan e à popularidade de Ip Man, muitas pessoas estão experimentando o Wing Chun em escala global hoje!

Existem muitos grupos diferentes de Wing Chun, já que este artigo menciona apenas alguns. A realidade da abordagem do Wing Chun Siu Lin Tau orientada para a técnica de combate é que ela está altamente sujeita a mudanças contínuas, com cada pessoa adaptando-a para a próxima. A abordagem Siu Nim Tau é exatamente o oposto, tornando-a imutável, mas ainda mais exigente em sua preservação em nome de seus princípios fundamentais para a Máxima Eficiência.

Com base na abordagem de aprendizagem de duas vertentes do Wing Chun, podemos ver muitos exemplos do seu efeito cascata tanto no lado público como no privado a partir da década de 1850. Portanto, é precisamente por isso que todos podemos ver semelhanças e diferenças entre os vários grupos de hoje e do passado. Entre a Sociedade/Companhia da Ópera Vermelha e a Sociedade Boxer Bandana Vermelha e Cheung Ng, podemos identificar a marca da abordagem de duas vias do Wing Chun. Siu Lin Tau e Siu Nim Tau são na verdade as duas faces da mesma moeda!

Fatores Comuns e Únicos entre os clãs de Wing Chun

Se observássemos a jornada da arte Wing Chun ao contrário, ao longo dos últimos três séculos, o que esperaríamos, ou não, encontrar? Quais são as respostas que procuramos? Antes da década de 1850, poucas pessoas conheciam o Wing Chun. Na marca da era de 1850, vemos pelo menos duas facções do Wing Chun (a Companhia da Ópera Vermelha e a Sociedade Boxer Bandana Vermelha) indicando que o Wing Chun começou a mudar. O Wing Chun não foi criado na década de 1850, mas já deixava claro um evento a caminho. Há uma história além da blindagem da década de 1850, e este artigo coloca os holofotes nessa direção, em direção à linhagem da família Chan e Cheung Ng da Sociedade da Flor Vermelha.

Através das contribuições públicas de Cheung Ng com a King Fa Wui Kwoon e para a Sociedade da Ópera do Barco Vemelho, e seus ensinamentos privados de Wing Chun para a família Chan até a Sociedade Boxer Hung Gun, há muito a considerar e descobrir sobre nossa herança em Wing Chu. Esta figura é o ancestral comum que podemos apontar para explicar por que existem semelhanças e diferenças na variedade atual de clãs de Wing Chun. Existem inúmeros exemplos que poderiam ser apontados onde as semelhanças são compartilhadas e abundam as singularidades.

Por exemplo, quase todos os métodos de Wing Chun têm Siu Nim Tau, Cham Kiu, Biu Ji, Boneco de Madeira, Espadas Borboletas e Bastão Longo. Existem várias maneiras de executar e utilizar cada uma dessas ferramentas. Outro exemplo é a técnica do Wing Chun chamada Bong Sau (膀手). Alguns utilizam o pulso reto e outros usam o pulso dobrado. Todo método de Wing Chun ter Bong Sau é considerado uma semelhança. A forma como o Bong Sau é utilizada seria considerada parte das diferenças.

Na terceira seção da forma Hung Fa Yi Wing Chun Siu Nim Tau, ambas as variantes existem e ambas são consideradas verdadeiras com base em suas definições dentro dos princípios e conceitos centrais do sistema. A variante de pulso reto é chamada Ying Bong Sau (鷹膀手 – Bong Sau Águia), que é projetada para a dimensão vertical do espaço, e a variante de pulso dobrado é chamada Hok Bong Sao (鶴膀手 Bong Sau Carça), que é projetada para a dimensão horizontal do espaço. Também existe um terceiro Bong Sau que alguns considerariam Laan Sau (攔手 – Braço de Barra), mas é classificado como uma categoria Bong Sau com base na tecnologia do Método de Progressão do HFY Saam Mo Kiu do Chi Sau Roda do Tempo-Espaço.

Todas as três técnicas têm sua base de uso levando em consideração o alcance, a dimensão espacial, o tipo de energia e a estratégia e tática. A fusão desses fatores entra na realidade do combate. Cada um serve ao seu propósito único, que o define e o separa dos outros, mas todos os três pertencem – e estão conectados por – a base dos detalhes técnicos do Wing Chun Siu Nim Tau.

Conclusão

Ao refletirmos sobre a jornada que o Wing Chun percorreu nos últimos três séculos, sabemos que ela assumiu muitas formas e influenciou a vida e os rumos de milhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, quanto mais recuamos na história, as coisas se resumem a uma fonte comum. Existem facetas inestimáveis ​​na arte do Wing Chun. Que esta informação forneça à nossa grande comunidade uma visão mais aprofundada da história do passado do Wing Chun. Que levante questões e ofereça coisas para contemplar. Como surgiu tanta diversidade no Wing Chun? Por que existem diferenças? Por que existem semelhanças, algumas profundas e outras superficiais? Em que momento da história aconteceram certas coisas? Há muitas perguntas a serem respondidas e descobertas para cada um de nós.

Cada ramo do Wing Chun tem o seu lugar na história, deixou a sua marca nos nossos corações e todos têm muito para oferecer ao mundo hoje. Há uma história incrível em cada etapa da jornada do Wing Chun através dos séculos. Há grandes coisas para descobrir (e, o mais importante, compartilhar) sobre os pontos que conectamos do passado do Wing Chun. À medida que a nossa geração avança com o Wing Chun Kuen para o futuro, façamo-lo com uma compreensão mais clara da nossa maravilhosa história e cultura e como administradores desta grande arte.

Nota Final: Um Farol para a Próxima Geração

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